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Pesquisa de Clima Organizacional: Principais Falhas

No mercado atual, há muitas empresas de Coaching e Recursos Humanos que estruturam e aplicam pesquisas de clima organizacional, utilizando metodologias que cruzam perfis psicológicos de resposta de modo a formular o perfil do funcionário ou mesmo sua satisfação com a empresa.


A organização, antes de contratar esta metodologia, deve observar o objetivo da pesquisa. O objetivo é conhecer seus funcionários e quais aspectos mais lhes caracterizam? Entender seu comportamento perante a organização? Ou no fundo esta preocupada com a sua satisfação com o trabalho?


É comum líderes tentarem atender muitos objetivos em uma pesquisa, o que nem sempre é possível. A definição do que se pretende realmente é primordial para termos o alinhamento entre esta e os resultados esperados, principalmente quando irá ser utilizado um modelo padrão de testes psicológicos.


Pesquisas ou dinâmicas em grupo formatadas especialmente para a empresa são mais eficientes, pois são elaboradas para fornecer resultados específicos e mais assertivos para o escopo delineado e também muito útil para se implementar novas diretrizes em departamentos ou formular novas estratégias, mesmo que não sejam para toda a organização, abrangendo somente uma área ou setor.


São muitos os aspectos que podem ser abordados na elaboração das perguntas ou dinâmica a ser realizada, visto que a satisfação de um funcionário passa por incontáveis variáveis.


Para um profissional, sua satisfação com a organização pode estar atrelada:

  • Carreira e Benefícios: regras para trabalhar em outras unidades no exterior, fornecimento de benefícios como carro, celular, notebook, etc..

  • Conforto: possibilidade de usufruir um ano sabático (remunerado ou não), opção por Home Office.

  • Relacionamento: entre pessoas da sua equipe ou área, com seus chefes e líderes.

  • Informação: quantidade e abrangência dos treinamentos recebidos, informações sobre os resultados da empresa, critérios adotados para promoção de funcionários,

  • Feedback: se o mesmo se sente reconhecido pelo trabalho que faz, se suas sugestões são ouvidas por seus superiores.

Há certamente muitos aspectos que cada funcionário entende como satisfatório e recompensador para estar em uma organização.


Já me deparei com pesquisas e dinâmicas mal formuladas, cujos funcionários se declaravam insatisfeitos pela empresa possuir muitas regras.. É evidente que uma atividade que dá margem a este tipo de resposta, genérica e obviamente sem profundidade, não irá gerar dados relevantes para a gerência, que permitam formular qualquer estratégia.


Para o sucesso desta atividade, o roteiro deve ser elaborado de modo a evitar constrangimentos, perguntas que exponham o funcionário, e o façam sentir-se tranquilo ao responder. Dependendo do objetivo e perguntas realizadas, o anonimato pode ser um fator importante a garantir a sinceridade e a imparcialidade das respostas.


Fazer as perguntas corretas é essencial para obter o que se quer ouvir, garantindo dados eficazes para formulação das estratégias relacionadas ao clima organizacional.



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